Beneficiamento de madeira: 5 benefícios de automatizar a linha de produção

Entre as vantagens, podemos citar a produtividade, redução de riscos, de custos e do tempo de produção, melhora na gestão da empresa, aumento da competitividade frente à concorrência e maior valor agregado ao produto pela alta qualidade.

O uso de processos automatizados no beneficiamento de madeira, permite ganhos efetivos para as empresas. Isso porque a automação promove muitos benefícios e auxilia diretamente na otimização da produção e a ter processos ajustados e eficientes.

Entre as vantagens, podemos citar a produtividade, redução de riscos, de custos e do tempo de produção, melhora na gestão da empresa, aumento da competitividade frente à concorrência e maior valor agregado ao produto pela alta qualidade.

No decorrer deste artigo você saberá por que a automatização promove esses e outros benefícios e de que forma você pode automatizar sua linha de produção. Boa leitura!

5 benefícios de automatizar a linha de produção

1. Aumento da produtividade em até 20%

A automação permite um aumento do processo de produção em até 20%. Para conseguir este feito, é preciso investir em equipamentos de alta tecnologia e que garantam a potencialização dos processos, como as plainas moldureiras, serras múltiplas, alimentadores e descarregadores automáticos da OMIL.

Estas máquinas reduzem a necessidade de mão de obra e aceleram o beneficiamento de madeira, proporcionando uma linha de produção contínua, sem interrupções. Há redução no tempo de inatividade, pois as máquinas são capazes de trabalhar por longos períodos sem interrupções.

2. Mais segurança nos processos

A automação também pode ajudar a melhorar a segurança no local de trabalho, uma vez que reduz a exposição dos trabalhadores a riscos físicos e psicológicos. Com os processos automatizados, reduz-se consideravelmente a mão de obra direta com os equipamentos, ou seja, é menor o risco de acidentes com os colaboradores.

3. Redução de custos

A automação pode gerar economia às empresas, por diminuir a necessidade de mão de obra (manual), reduzir o tempo da realização de processos e evitar erros e desperdícios, já que não há perdas nos processos de corte e estocagem.

4. Mais qualidade no beneficiamento de madeira

A automação pode melhorar a qualidade dos produtos e serviços, uma vez que os processos são executados de forma mais consistente e precisa, reduzindo a possibilidade de erros humanos. Com a tecnologia de ponta, há padronização dos produtos (tamanho, espessura) e ainda um acabamento ideal.

5. Flexibilidade nas operações

A automação torna as operações mais flexíveis, permitindo que as empresas respondam mais rapidamente às mudanças no mercado e às demandas dos clientes.

Como automatizar a sua empresa no beneficiamento de madeira?

Adquira as soluções da OMIL!

Os equipamentos da Máquinas OMIL agregam valor ao produto das empresas, por oferecer a possibilidade de entregar peças com alta qualidade de acabamento e com a rapidez que o cliente precisa.

A empresa que está há mais de 77 anos no mercado, oferece diversos tipos de máquinas que auxiliam no aumento da produtividade e no alto padrão de acabamento no corte e aplainamento de madeiras.

A empresa oferece plainas moldureiras automáticas, que automatizam o aplainamento de madeiras, diminuindo a quantidade de operários e aumentando a capacidade, eficiência e qualidade no beneficiamento. Os alimentadores automáticos, são responsáveis pelo abastecimento das plainas e serras múltiplas, trazendo muito mais agilidade e segurança nos processos.  Já as serras múltiplas proporcionam rapidez e precisão no corte, aumentando a escala de produção e reduzindo desperdícios.

Além desses equipamentos, a OMIL também oferece o Descarregador Automático DAO-240, que pode trabalhar em conjunto com qualquer uma das plainas moldureiras.

Deseja saber mais sobre cada um dos equipamentos? Entre em contato com a equipe comercial. Caso deseje, solicite um orçamento diretamente pelo site!

Fotos

Tags

Aguarde